Panera Bread, padaria americana para inspirar brasileiros

O Panera Bread é uma padaria diferente do que estamos acostumados no Brasil, é praticamente um restaurante. É uma experiência de consumo perfeita, unindo a praticidade com opções muito bem elaboradas. Visitei algumas lojas em Orlando e Miami, e as lojas mantém um padrão muito parecido.

 

A excelência inicia na grande quantidade de lojas, 1.800,  todas muito bem localizadas e com amplo estacionamento. Os estabelecimentos não são grandes, o que torna o ambiente mais agradável e prático, além de estimular o giro das mesas. O cliente pode optar por comer no local, pegar no balcão para levar, pedir no drive-thru ou entrega (delivery). O horário de funcionamento é das 06:30 da manhã até as 21:00 (algumas lojas até as 22:00).

 

panera - instaurant

 

Mesmo se tratando de um local onde a maioria das pessoas optam por uma refeição rápida, as mesas são confortáveis e o ambiente é aconchegante. Wi-fi de qualidade sem custo.

 

panera 2 - instaurantpanera 3 - instaurant

 

O cardápio se ajusta durante o dia, do café da manhã ao jantar, prezando por servir produtos frescos.  Alguns pratos estão disponíveis todo o dia, já outros tem limitações. Por exemplo, o suflê de quatro queijos com ovo, chegue cedo, provavelmente a partir das 10:00 horas da manhã não será mais possível saboreá-lo. Este conceito ajuda a vender sempre produtos recém preparados. Naturalmente os lanches e sopas são feitos ou esquentados na hora. Parte das bebidas o cliente serve-se sozinho, como de costume em vários restaurantes americanos, normalmente porções generosas. Nada de comprar três vezes um café em uma mesma refeição, como de costume no Brasil.

 

panera 4 - instaurantpanera 5 - instaurant

 

 

Não há venda de produtos semi-acabados como nas padarias do Brasil, por exemplo queijo e presunto fatiado. Tudo sai pronto para o consumo, e fresco. Muitos restaurantes americanos apresentam pratos com paladar estranho aos brasileiros, isto não acontece no Panera. Os temperos são suaves, os doces são universais, e o atendimento satisfaz inclusive quem não fala inglês.

 

É um modelo de restaurante / padaria a ser seguido para empresários que desejam inovar no Brasil. Há alguns novos estabelecimentos em São Paulo e Rio com algumas particularidades do Panera, mas com a grande diferença do público alvo. O Panera atende todas as classes, pratos e porções para todos os bolsos.

 

Panera 2.0, Projeto de excelência no atendimento

Apesar do excelente produto, da quantidade de lojas e das instalações impecáveis, nem tudo é perfeito no atendimento do Panera. A empresa passa por momentos de pico de demanda que acabam gerando filas, erros nos pedidos e consequentemente perda de vendas.

Pensando nisto a rede de restaurantes está trabalhando no projeto Panera 2.0, que consiste em inovações no atendimento, apoiados principalmente por tecnologia móvel, auto-atendimento e melhoria de processo. As principais novidades são:

  • Fazer pedido antecipado, até 5 dias.
  • Delivery online.
  • Pedir e pagar na mesa ou fila, pelo celular, computador ou quiosque.

Esta última opção é a maior aposta. Está em processo de validação e ajustes em algumas unidades. O cliente acessa o cardápio pelo Smartphone, seleciona o local, produtos e realiza o pedido. Em 2015, entre 750 e 1.000 lojas adotarão este modelo.

 

panera site - instaurant

 

Como o Instaurant pode lhe ajudar a seguir a excelência do Panera 2.0

O aplicativo Instaurant permite que seu cliente faça o pedido diretamente na mesa, ou até mesmo delivery. A tecnologia Instaurant está um passo a frente do modelo do Panera, pois oferece um aplicativo para celular ao invés de uma página no site, o que facilita a navegação em usabilidade e performance. Não há investimento em hardware, e o processo de implementação é simples. O retorno é imediato para o estabelecimento, ao contrário de iniciativas próprias de desenvolvimento que podem levar anos para estabilizar e gerar o retorno. Saiba mais em www.instaurant.com.br

 

 

instaurant - aplicativo para celular  Sobre o Instaurant  

O Instaurant é uma solução que inova e aprimora o atendimento em restaurantes, bares e hotéis.  O cliente acessa  o cardápio digital no celular e realiza o pedido pelo aplicativo. O Instaurant aumenta vendas e satisfação do consumidor. Por outro lado a solução reduz custos de mão de obra excedente e impressão de cardápios. A tecnologia permite conectar grandes fornecedores, restaurantes e o consumidor final. Não há investimento em hardware. Em 2015 o Instaurant inicia a expansão internacional nos Estados Unidos. Saiba mais em www.instaurant.com.br

 

 

 

 

  • Juan Carlos Bertoni

    Excelente matéria parabéns, sobre o que tem algumas cassas no Rio e São Paulo , e verdade só para quem tem um poder adquisitivo mais elevado, tem que mudar,fazer o que né .

    Att,

    Juan

  • Guilherme Machado Brennand

    Otimo Modelo de Negocio e o aplicativo Instaurant eh tecnologia de Ponta e Solução perfeita como ferramenta de trabalho ! Parabens! Guilherme
    Brennand.