Como aumentar a margem dos restaurantes com tecnologia móvel

 

Conforme índices publicados pela Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes), os alugueis subiram 90% entre 2008 e 2012, e a mão de obra 49%. Os cardápios foram reajustados em 25% em média. Esta matemática aliada a outros fatores economicos que envolvem os custos de restaurantes jogaram a margem média de lucro de restaurantes de 25% para 10% atualmente.

 

O gestor (gerente, proprietário, franqueador, franqueado) de um restaurante vive na corda bamba, equilibrando a excelência do atendimento e a sobrevivência. O atendimento é fator decisivo para aumento de consumo, por outro lado é um dos principais itens de custo e dificuldades de gestão. Balancear a capacidade com a demanda e evitar desperdício de mão de obra, ou a falta dele, é uma tarefa complexa.

 

A imagem abaixo demostra uma simulação de capacidade de atendimento (linha rosa) com a demanda (curva verde). Ocorrem falta de mão de obra, mas também excesso. A primeira reação é aumentar o efetivo de garçons, o que ajuda a manter vendas e satisfação, mas pode comprometer toda a margem.

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Para ajudar os restaurantes , bares e até mesmo o serviço de quarto (room service) de hotéis, empreendedores criaram uma solução para aprimorar o atendimento com tecnologia móvel. Trata-se de um cardápio digital, onde o cliente acessa no próprio celular e realiza o pedido pelo aplicativo. www.instaurant.com.br

 

Na imagem abaixo é possível entender como a solução promove economia e mantém o nível de serviço. Os restaurantes podem dispensar a mão de obra excedente, pois o aplicativo atenderá os pontos fora da curva da capacidade. Em contrapartida ainda ocorre aumento de vendas, pela agilidade no atendimento e outras funções interativas do cardápio digital e marketing digital.

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“O aplicativo equilibra o atendimento, principalmente nos momentos de pico. Antes de lançarmos a versão oficial fizemos um ano de projeto piloto, analisando profundamente o comportamento dos clientes. Tivemos casos expressivos de agilidade no atendimento, aumentando a margem”, explica Alan Koerbel, diretor de tecnologia do Instaurant.

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Há ainda outras vantagens no uso da tecnologia mobile para restaurantes: pratos com fotos aumentam o desejo de compra, flexibilidade para atualizar os cardápios, promoções do dia que aparecem na abertura, aumento do giro de mesas, e inclusive a possibilidade do cliente encontrar o restaurante pelo aplicativo e visualizar o cardápio antes mesmo de chegar ao local. Com o mesmo aplicativo, o estabelecimento ainda pode habilitar a opção de delivery, pois o cardápio e os clientes já estão cadastrados.

 

 

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Sobre o Instaurant  

O Instaurant é uma solução que inova e aprimora o atendimento em restaurantes, bares e hotéis.  O cliente acessa o cardápio digital no celular e realiza o pedido pelo aplicativo. O Instaurant aumenta vendas e satisfação do consumidor. Por outro lado a solução reduz custos de mão de obra excedente e impressão de cardápios. A tecnologia permite conectar grandes fornecedores, restaurantes e o consumidor final. Não há investimento em hardware. Em 2015 o Instaurant inicia a expansão internacional nos Estados Unidos. Saiba mais em www.instaurant.com.br

 

  • Guilherme Machado Brennand

    Chegarei lah no momentro certo e no empreendimento certo! Não no atual!